sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010



A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 tem como objetivo "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura de paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na costrução do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão"
Texto base da CFE 2010

quarta-feira, 29 de abril de 2009

16/04/2009 Audiência Pública na Câmara Municipal de Contagem - Presença de Dom Aloísio Pena Vitral




O vereador Obelino Marques (PT), propôs junto ao presidente da Câmara Municipal de Contagem, Prof. Irineu, o que fora prontamente aceito, uma audiência Pública, com o Bispo auxiliar de Belo Horizonte Dom Aloísio Pena Vitral, tendo ocorrido no dia 16 de abril 2009, oportunidade de se integrar e colaborar com a Campanha da Fraternidade 2009, promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como tema: “A Paz é Fruto da Justiça”.


Padre por vinte e quatro anos e Bispo há três, Dom Aloísio, ao lado do vereador Obelino, iniciou sua exposição com os dizeres: “Precisamos ver o invisível, precisamos escutar o silêncio, precisamos sondar o mistério e dividir as angustias”, segundo o bispo, essas palavras têm o intuito de alertar a sociedade para que a mesma seja “mais”, e faça “mais” como seres humanos.



Para D. Aloísio a sociedade corre o risco de se tornar fazedora de coisas e ressalta a importância desse tipo de encontro para que as pessoas sejam melhores. “É preciso disponibilizar um tempo dentre os afazeres e parar para tomar consciência de que somos filhos da eternidade e não do tempo”, declarou ressaltando a importância da troca de experiências e do momento de reflexão.



Para ser atingida a paz, o Bispo lembra que é preciso combater o medo. “Não adianta ter segurança material através de muros altos se não tiver a segurança interior, o desarmamento do olhar e do coração, só assim começa a ser criada a cultura da paz. Para que haja paz é preciso às pessoas irradiar paz”, disse.



Dom Aloísio alerta para a questão da busca neurótica pela grandeza. Para ele, isso acarreta no esquecimento do cuidado de uns com os outros. “A ética do cuidado é para termos uma estratégia de sobrevivência no mundo em que vivemos, ou nos nós cuidamos ou nós perdemos”. Esse cuidado ressaltado pelo Bispo é com relação à atitude de cada pessoa, da importância da cordialidade para que haja sintonia e comunhão entre a sociedade. O bispo ainda deixou claro que para ser atingido o objetivo da campanha, para que as pessoas possam viver em um mundo mais justo é necessário o desprendimento com as coisas materiais, deixar o individualismo de lado, renunciar a comparação e respeitar a opinião dos outros.



Dom Aloísio termina sua palestra dizendo que “acordos de paz são incapazes de gerar paz”, querendo transparecer que a paz tem que ser buscada por cada cidadão; a paz tem que nascer, crescer e ser cultivada.
Estiveram presente à solenidade, entre outras autoridades, o presidente da Câmara Profº Irineu Inácio, o vice-presidente Ivair Soalheiro, o secretário adjunto de Defesa Marcos Moura e o Major da Polícia Militar José Carlos Felício, o secretário de Educação Lindomar Diamantino, os vereadores, Ravilson, Ricador Faria, Beto Diniz, Rogério Marreco.
Fotos: Geraldo Tadeu

segunda-feira, 13 de abril de 2009

VEREADOR OBELINO PALESTRA SOBRE O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009


O vereador Obelino Marques (PT) palestrou no último dia 27, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Novo Eldorado sobre o tema “A paz é fruto da justiça”, Como contribuição à Campanha da fraternidade 2009.


Obelino lembrou que o primeiro compromisso de um político deve ser com o desenvolvimento social e promoção da vida. ”Para que tenhamos uma sociedade justa fraterna e igualitária, o compromisso primário do mandato será com a construção de pilares que permitam o desenvolvimento da dignidade e de valores humanos que priorizem a família e a sociedade”, disse. Obelino parabenizou a igreja pela preocupação e consciência com este tema de tão grande relevância social.


O pároco da paróquia, do Novo Eldorado, padre Carlos Leroy, em sua homilia lembrou que a paz será possível através da igualdade e da justiça social. “É necessário espírito cristão e ético para construir uma sociedade que valorize a pessoa humana e a família”, argumentou.


Enquanto membro do Encontro de Casais com Cristo (ECC) Obelino informou que está empenhado em trazer para a cidade de Contagem, preferencialmente na Câmara Municipal, membros das Igrejas e da sociedade civil, bem como autoridades para debater o tema.


A comunidade católica da região recebeu o vereador atenta à mensagem que ele transmitiu.


Leandro Gomes

Comunicação Obelino

1a CONFERÊNCIA PÚBLICA LIVRE DE SEGURANÇA PÚBLICA

EIXOS TEMÁTICOS:

* Gestão Democrática: Controle Social e externo, integração e federalismo;
* Financiamento e Gestão de Políticas Pública de Segurança;
* Valorização profissional e Otimização das Condições de trabalho;
* Repressão qualificada na criminalidade
* Prevenção Social do crime e das violências e construção da cultura de paz; - Pe. Cássio (Vicariato
Episcopal para Ação Social e Política)
* Diretrizes para o Sistema Penitênciário
* Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentais

PARTICIPAÇÃO: Trabalhadores da Segurança Pública, Sociedade Civil e Poder Público

LOCAL: Auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar
Rua Diábase, 200 - Prado

DIAS: 23 e 24 de Abril de 2009 às 08:30min.

INSCRIÇÕES GRATUÍTAS A PARTIR DE 06 DE ABRIL PELO SITE:



Apoio:
Polícia Militar de Minas Gerais
Bombeiro Militar de Minas Gerais

Realização:
ASPRA
LABOR
CLUBE DOS OFICIAIS
PM-BM MINAS GERAIS
AOPMBM

quarta-feira, 25 de março de 2009

C O N V I T E
A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, convida para AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre o tema da Campanha da fraternidade 2009; "Fraternidade e Segurança Pública" - A paz é fruto da justiça (Is32,17).

Dia: 01 de abril de 2009 (Quarta-feira)
Horário: 19:00 hs
Local: Av. dos Nogueiras, 226 - Centro (Câmara Municipal)

Participe!
A sua presença é muito importante.

quinta-feira, 5 de março de 2009

CONTRIBUA COM A SUA AVALIAÇÃO SOBRE O LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Irmãos e Irmãs,
Paz e bem!
Neste espaço, você é convidado a fazer a sua avaliação do Lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, realizada na Assembléia Legislativa no último dia 26/02/2009.
Sua participação com esta avaliação nos possibilitará sempre reavaliarmos o nosso processesso e, desta maneira, sempre buscar melhorar em nossas "falhas".
Um abraço a todos,
Walquiria
* Para postar a sua avaliação é necessário que após ter escrito você abra a caixa de diálogo com o nome de PERFIL. Nesta caixa, marque a opção NOME / URL (apenas preencheendo o nome já basta), em seguida copie as letras de segurança.
Qualquer dúvida entre em contato comigo pelo email: campanhadafraternidadebh@yahoo.com.br

quarta-feira, 4 de março de 2009

FAÇA PARTE DA GRANDE REDE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

A solidariedade faz seu troco valer mais,
E pode ajudar muitas vidas para melhor!

O Fundo Social é uma iniciativa do Vicariato Episcopal para Ação Social e Politica, da Arquidiocese de Belo Horizonte, que capta recursos para ajudar diversos projetos sociais.
Com a doação de pessoas solidárias como você, o Fundo social beneficiará projetos importantes como a Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, ações do Vicariato Episcopal para Ação Social e Politica, creches, Lar de Idosos, entre outros.
A maior fonte de recursos que possibilita a manutenção dos projetos do Fundo Social é a doação do troco dos consumidores das Drogarias Pacheco, Santa Marta e das Lojas Elmo Calçados. Ao Comprar nesses estabelecimentos, você pode doar seu troco e levar esperança de vida a muitas pessoas.
A sua solidariedade torna possível mudar para melhor a vida de muitas pessoas. Faça parte da grande rede de transformção que é o Fundo Social Arquidiocesano. Através dele, podemos construir um mundo mais justo e solidário.
MAIORES INFORMAÇÕES:
3422-61222
Para contribuir:
Banco do Brasil
Agência: 3494-0
Conta: 22222-4

LEI 9840, participe desta ação de Fé e Cidadania!

UM DOS GESTOS CONCRETOS PARA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE SUGERIDAS PELA CNBB E APOIADA PELA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE


A CNBB pretende com essa campanha suscitar o debate sobre segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.

Gesto concreto: Defesa pelo projeto de Lei de Iniciativa popular 9840 para que não sejam eleitos homens e mulheres que tem pendências na justiça, como por exemplo a corrupção. Movimento de Combate à corrupção eleitoral Ficha Limpa - Confira o site
http://www.lei9840.org.br/iniciativapopular.htm


As listas para abaixo assinado estão localizadas na sua Paróquia! Recolham o máximo de assinaturas possíveis para podermos participar desta ação tão importante para a sociedade.


Maiores informações:

Mário Cabanelas / Lúcia Helena: 33422-7033
Secretaria do Vicariato (João Paulo): 3422-4430
Walquiria: 3428-8046

terça-feira, 3 de março de 2009

SUGESTÕES, ENVIE A SUA!!!

Irmão e Irmãs,

Paz e bem!

Uma vez a Campanha da Fraternidade já estar lançada e sabendo da grande importância do tema para todos, devemos prepar um bom planejamento de ações concretas que deem vizibilidade às nossa açãoe e mais, que seja efetivamente eficaz.

Sendo assim, devo informár-lhes que já estamos preparando um projeto para trabalharmos a Segurança Pública e aos poucos vou estar postando algumas informações do que estamos realizando.

Entretanto, defendemos a idéia de quem está na base tem mais conhecimento do que devemos realizar. Desta maneira, colocamos o nosso blog à disposição para que vocês possam sugerir ações acerca do devido tema: SEGURANÇA PÚBLICA e, teremos a satisfação em trabalharmos em conjunto.

Aguardamos as suas sugestões.

Um abraço,

Walquiria

Banner da Campanha da Fraternidade

Comanheiros,
Para o Lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, foram confeccionados 3 banners.
Temos recebido pedidos de algumas comunidades para que os emprestemos para as mesmas.
Sendo assim, informo que 2 banners vão estar à disposição das comunidades, desde que seja feito um agendamento prévio.
Favor entrar em contato no telefone: 3428-8046 - Walquiria
Um abraço para todos e estamos à disposição para melhor atendê-los.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE BATE RECORDE DE PÚBLICO


O Lançamento da Campanha da Fraternidade em BH bate recorde de público na ALMG


Mais de 1000 pessoas lotaram o plenário Juscelino Kubitschek, nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, às 16 horas, em Reunião Especial, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2009, com o tema: Fraternidade e Segurança Pública e lema: A paz é fruto da Justiça. De acordo com a assessoria da Assembléia este é o maior público registrado em uma Reunião Especial.

Compuseram a mesa, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos auxiliares Dom Joaquim Mol e Dom Aloísio Vitral, o presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho, o autor do requerimento para a Reunião Especial, deputado Célio Moreira e autoridades.

Nas galerias permaneceram a pastoral dos surdos e o coral Solidariedade que emocionou a todos com o Hino Nacional e a Oração da Campanha da Fraternidade.

O deputado Célio Moreira, autor do requerimento que deu origem à solenidade, afirmou em discurso que não é função da Igreja resolver a questão da segurança no País, mas é clara a importância de sua participação e parceria junto aos órgãos públicos que tratam da questão. “Não foi por acaso que já em junho de 2007 o ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve na CNBB para pedir à Igreja ajuda na execução do novo Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania, o Pronasci. O projeto pretende unir as políticas sociais do governo com as de segurança pública, tendo como foco principal os jovens de 15 a 29 anos, moradores de áreas dominadas pela violência”, explicou.

O governador Aécio Neves foi representado pelo secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. O prefeito Márcio Lacerda foi representado pelo vice-prefeito, Roberto Carvalho. Também participaram da mesa a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG); o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o defensor público-geral, Belmar Ramos; o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior; e o vereador Sérgio Tavares, além do deputado Célio Moreira.

Na ocasião, o bispo auxiliar Dom Aloísio Vitral conduziu um momento de espiritualidade e logo em seguida foi exibido vídeo da Campanha da Fraternidade 2009. O vigário episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Ademir Ragazzi também fez um pronunciamento agradecendo a presença de todos e conclamando a comunidade para a questão da segurança pública.

Segundo o bispo auxiliar e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Mol, a educação é fator chave em todos os setores da sociedade e o principal mecanismo para a solução dos problemas do País. “Precisamos acreditar na educação de qualidade, desde o ensino básico até o superior. É ela que possibilita às pessoas um entendimento de mundo para que sejam capazes de se comprometer com a construção da paz e da justiça”, disse, logo após o término da cerimônia.

O arcebipo Dom Walmor destacou a importância da participação cidadã e convocou toda a sociedade a agir pela paz e pela segurança pública: “Esta campanha é para convocar toda a sociedade e contribuir de modo que nós possamos mudar o cenário de violências que estamos vivendo. A responsabilidade é de todos nós. A promoção da CF exige de toda a igreja uma reflexão séria em torno das questões da segurança pública, sabendo que existe grande complexidade, é preciso conhecer de modo a despertar todos para uma participação mais cidadã, acompanhando processos, influenciando e defendendo a justiça”, afirmou.

Dom Walmor lembrou também a força da campanha na Assembléia Legislativa: “O lançamento em Belo Horizonte, na Assembléia Legislativa tem grande significado, pois aqui é a casa do povo. Lugar para garantir e promover a justiça. Tema que tem tudo a ver, não só com a igreja e a sociedade, mas com essa casa.”, destacou.

Matéria do site da Arquidiocese de Belo Horizonte

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lançamento da Campanha da Fraternidade reúne autoridades e fiéis


Um apelo à mobilização pessoal de todos os que ouvirem a mensagem da Campanha da Fraternidade de 2009 foi feito pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em solenidade realizada nesta quinta-feira (26/2/09) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Fiéis e autoridades lotaram o Plenário para o lançamento da Campanha da Fraternidade, que este ano se voltará para o tema da segurança pública, com o lema "A paz é fruto da justiça".

O lançamento da Campanha da Fraternidade na ALMG, segundo Dom Walmor, reflete a importante confluência entre o caminho da Igreja e o compromisso do Legislativo mineiro em debater os problemas importantes para a sociedade. O requerimento para realização do evento no foi de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB). Ao mesmo tempo que cobrou o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para a segurança, o arcebispo afirmou ainda a necessidade do envolvimento de todos no enfrentamento do problema. "É preciso promover a cultura da paz. É preciso que cada um faça de seu coração uma fonte de paz", afirmou o religioso.

Dom Walmor lembrou a mensagem de Cristo, que diante da morte na cruz disse que deixava todos a paz, mas advertiu: "Não a dou como o mundo a dá". A paz de Cristo, de acordo com o arcebispo, não é uma simples ausência de violência, mas a disponibilidade da oferta de nossas vidas para o bem dos outros.

Além do arcebispo metropolitano, também se pronunciaram durante a cerimônia os bispos auxiliares de Belo Horizonte Dom Joaquim Mol e Dom Aloisio Vitral. Mas não só autoridades religiosas católicas participaram do evento. O vice-presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e pastor presbiteriano Márcio Moreira também integrou a mesa de direção dos trabalhos, e deu um testemunho em favor da união ecumênica em favor da fraternidade e do enfrentamento da violência. O Conic reúne as Igrejas Ortodoxa Siriana, Luterana, Episcopal e Presbiteriana Unida.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Treze autoridades religiosas e civis integraram a mesa de direção dos trabalhos. O governador Aécio Neves foi representado pelo secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. O prefeito Márcio Lacerda foi representado pelo vice-prefeito Roberto Carvalho. Também participaram da mesa a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG); o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o defensor público-geral, Belmar Ramos; o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior; e o vereador Sérgio Tavares, além do deputado Célio Moreira.
Como autor do requerimento para realização do evento, Moreira abriu a reunião afirmando que a falta de segurança é resultado de anos de descaso com a educação, falta de uma reforma agrária, abandono da infância e predomínio de um modelo econômico que favorece os mais abastados. Ele afirmou que é fundamental combater estas fontes de violência, e não apenas suas conseqüências. Ele lembrou uma mensagem do papa João Paulo II na comemoração do Dia Mundial da Paz em janeiro de 2005, quando afirmou que a violência destrói aquilo que pretende defender - a dignidade e a liberdade humanas.

O secretário Danilo de Castro saudou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela escolha do tema da Campanha da Fraternidade. Ele lembrou diversas políticas do Estado e parcerias com a Igreja voltadas para a questão da segurança, tais como as associações de proteção e assistência aos condenados (Apacs), responsáveis por um modelo de gestão prisional que apresenta bons resultados de recuperação dos internos. "As Apacs têm hoje 1,5 mil vagas garantidas por verbas estaduais, geridas pelo Tribunal de Justiça", afirmou o secretário.

Matéria produzida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009



TEMA:

Fraternidade e Segurança Pública


LEMA:

A paz é fruto da justiça!


PARTICIPE!

LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE


Lançamento Oficial da Campanha da Fraternidade
em Belo Horizonte2009

Dia: 26/02/2009

Horário:16:00h

Local: Assembléia Legislativa


Participe, juntamente com o nosso Arcebispo Metropolitano Dom Walmor e todo o povo de Deus, deste momento de Fé e Cidadania!

Inscreva-se pelos telefones: 3428-8046 / 3422-7033 / 3422-4430
ou pelo email:
campanhadafraternidadebh@yahoo.com.br

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2009


A Campanha da Fraternidade de 2009 quer ser o grande esforço da Igreja no Brasil para viver intensamente o tempo santo da Quaresma, constituindo-se como um extraordinário instrumento para que todos busquem a conversão e vivam um tempo de graça e salvação.Este ano a Campanha da Fraternidade apresenta-nos como tema "Fraternidade e Segurança Pública" e como lema: "A Paz é fruto da Justiça". Mostra a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja melhor vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais violenta e insegura para as pessoas e procura contribuir para que este processo seja revertido através da força transformadora do Reino de Deus.Não se pode discutir o tema da segurança pública sem ir à sua raiz, a justiça. Na sociedade, na mídia e particularmente nos círculos conservadores do país, se discute a violência e a segurança apenas na ótica da repressão, da criação de presídios, da aceitação da pena de morte e de ações que, em geral, mais provocam o aumento da violência e da insegurança que sua diminuição.Em uma sociedade tão injusta, as pesquisas apontam para índices de violência cada vez mais altos. Tomada coletivamente pela síndrome da cegueira, grande parte da sociedade parece estar de olhos vendados, impedida de ver as causas da insegurança e da violência, as marcas da exclusão e da indiferença.Em virtude do exposto acima e conscientes da importância desta campanha para a sociedade procuremos então, não apenas no tempo da Quaresma e sim durante toda vida, esforçarmo-nos para cultivar a nossa paz interior, levá-la à outras pessoas e à sociedade, contribuindo para humanizá-la à luz da fé e dedicando-nos a tomar atitudes concretas para construir uma sociedade mais justa. Como fruto disso, com certeza, teremos mais paz, de forma verdadeira.

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2009

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2009


Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família, como uma mãe,
que cuida e guarda seus filhos.

Nesse tempo em que nos chamais à conversão,
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,
pedimos perdão pela violência e pelo ódio
que geram medo e insegurança.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.

Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,
para que a Campanha da Fraternidade seja um forte instrumento de conversão.
Sejam criadas as condições necessárias
para que todos vivamos em segurança,
na paz e na justiça que desejais.
Amém.