sábado, 28 de fevereiro de 2009

LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE BATE RECORDE DE PÚBLICO


O Lançamento da Campanha da Fraternidade em BH bate recorde de público na ALMG


Mais de 1000 pessoas lotaram o plenário Juscelino Kubitschek, nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, às 16 horas, em Reunião Especial, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2009, com o tema: Fraternidade e Segurança Pública e lema: A paz é fruto da Justiça. De acordo com a assessoria da Assembléia este é o maior público registrado em uma Reunião Especial.

Compuseram a mesa, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos auxiliares Dom Joaquim Mol e Dom Aloísio Vitral, o presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho, o autor do requerimento para a Reunião Especial, deputado Célio Moreira e autoridades.

Nas galerias permaneceram a pastoral dos surdos e o coral Solidariedade que emocionou a todos com o Hino Nacional e a Oração da Campanha da Fraternidade.

O deputado Célio Moreira, autor do requerimento que deu origem à solenidade, afirmou em discurso que não é função da Igreja resolver a questão da segurança no País, mas é clara a importância de sua participação e parceria junto aos órgãos públicos que tratam da questão. “Não foi por acaso que já em junho de 2007 o ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve na CNBB para pedir à Igreja ajuda na execução do novo Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania, o Pronasci. O projeto pretende unir as políticas sociais do governo com as de segurança pública, tendo como foco principal os jovens de 15 a 29 anos, moradores de áreas dominadas pela violência”, explicou.

O governador Aécio Neves foi representado pelo secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. O prefeito Márcio Lacerda foi representado pelo vice-prefeito, Roberto Carvalho. Também participaram da mesa a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG); o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o defensor público-geral, Belmar Ramos; o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior; e o vereador Sérgio Tavares, além do deputado Célio Moreira.

Na ocasião, o bispo auxiliar Dom Aloísio Vitral conduziu um momento de espiritualidade e logo em seguida foi exibido vídeo da Campanha da Fraternidade 2009. O vigário episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Ademir Ragazzi também fez um pronunciamento agradecendo a presença de todos e conclamando a comunidade para a questão da segurança pública.

Segundo o bispo auxiliar e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Mol, a educação é fator chave em todos os setores da sociedade e o principal mecanismo para a solução dos problemas do País. “Precisamos acreditar na educação de qualidade, desde o ensino básico até o superior. É ela que possibilita às pessoas um entendimento de mundo para que sejam capazes de se comprometer com a construção da paz e da justiça”, disse, logo após o término da cerimônia.

O arcebipo Dom Walmor destacou a importância da participação cidadã e convocou toda a sociedade a agir pela paz e pela segurança pública: “Esta campanha é para convocar toda a sociedade e contribuir de modo que nós possamos mudar o cenário de violências que estamos vivendo. A responsabilidade é de todos nós. A promoção da CF exige de toda a igreja uma reflexão séria em torno das questões da segurança pública, sabendo que existe grande complexidade, é preciso conhecer de modo a despertar todos para uma participação mais cidadã, acompanhando processos, influenciando e defendendo a justiça”, afirmou.

Dom Walmor lembrou também a força da campanha na Assembléia Legislativa: “O lançamento em Belo Horizonte, na Assembléia Legislativa tem grande significado, pois aqui é a casa do povo. Lugar para garantir e promover a justiça. Tema que tem tudo a ver, não só com a igreja e a sociedade, mas com essa casa.”, destacou.

Matéria do site da Arquidiocese de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário