quinta-feira, 5 de março de 2009

CONTRIBUA COM A SUA AVALIAÇÃO SOBRE O LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Irmãos e Irmãs,
Paz e bem!
Neste espaço, você é convidado a fazer a sua avaliação do Lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, realizada na Assembléia Legislativa no último dia 26/02/2009.
Sua participação com esta avaliação nos possibilitará sempre reavaliarmos o nosso processesso e, desta maneira, sempre buscar melhorar em nossas "falhas".
Um abraço a todos,
Walquiria
* Para postar a sua avaliação é necessário que após ter escrito você abra a caixa de diálogo com o nome de PERFIL. Nesta caixa, marque a opção NOME / URL (apenas preencheendo o nome já basta), em seguida copie as letras de segurança.
Qualquer dúvida entre em contato comigo pelo email: campanhadafraternidadebh@yahoo.com.br

8 comentários:

  1. O salão da Assembleía Legistlativa estava muito pequeno para quantidade de convidados presentes na Abertura.
    Os telões ajudaram um pouco.
    Equipe CNSEPHBH e www.redehbh.org.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente o número de pessoas presentes ao Lançamento da Campanha foi surpreendente. Em última hora conseguimos amenizar a situação com a abertura de 4 espaços na Assembléia com transmição simultânea. Entretanto, isso também serviu para mostrar como o tema da Campanha da Fraternidade é desafiador e merece atenção especial.

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo que este evento foi um momento histórico para toda a sociedade, pois reuniu importantes lideranças religiosas, políticos, instituições públicas e comunidade em torno de um próposito comum: buscar o compartilhamento de responsabilidades no trato dessa questão que tem afetado diretamente toda a população brasileira: a falta de segurança e a cultura da violência que se instalou em nosso país. Nesse sentido, cada um dos atores envolvidos deve se posicionar de forma a disponibilizar todos os recursos possíveis para a reversão deste quadro que contraria os princípios cristãos, fere a dignidade humana e o direito do cidadão à segurança pública.
    A semente está lançada. Agora é semear e colher os frutos.
    Um abraço a todos,
    Patrícia Cury.

    ResponderExcluir
  4. Realmente Patrícia, a semente está lançanda. Muitos nos perguntam quando colheremos os frutos e acabamos por aprender que no trabalho social muitas cementes que plantamos não chegamos a colher os seus frutos e sim outras pessoas os colhem. O que importa é ter clareza de que fazemos parte desta rede e que a segurança pública é de responsabilidade de todos. Se cada um de nós contribuirmos para essa contrução de paz, certamente teremos um mundo mais justo e solidário. Isso depende de cada um de nós.
    Obrigada por pertencer a esta grande rede de solidariedade que hoje a Campanha da Fraternidade nos convida à participar.
    Um abraço,
    Walquiria

    ResponderExcluir
  5. Walquiria: paz e bem, com a minha gratidão pelo convite ao CONIC/MG, substituindo a Irmã Marcia Maria, Carmelita, atual presidente de nosso CONIC/MG. Minha avaliação: 1. A coletiva com a mídia foi muito significativa, pela motivação do lema e do tema da Camp.Frat.2009; 2. A presença no plenário da Assembléia Legislativa, não só dos componentes da mesa, mas a participação do povo representando várias paróquias e movimentos populares foi o ponto alto do lançamento da caminha, a meu ver... 3. A presença de alguns evangélicos foi também significativa para mim, como pastor da Igreja Presbiteriana Unida (I.P.U.) uma das confissões protestantes-evangélicas, como a Igreja Luterana (IECLB) a Igreja Metodista, a Igreja Reformada , e outras, fundadoras do CONIC nacional, e aqui nas Gerais, a I.P.U. participou de sua fundação. 4. A inicitativa do Dep.Célio Moreira foi acolhida com boa repercussão na mídia.5.Mesmo não sendo ecumênica esta Camp.Frat.2009, em 2010 esperamos que a conscientização e ação ecumênicas possibilite um testemunho do Reino de Deus," Justiça e Paz"(Is.32.17 e Sl.85.10) se abraçando em prol do povo brasileiro. Fraternalmente Nele - Jesus Cristo, Pr.Marcio Moreira - Vice-presidente do CONIC/MG.

    ResponderExcluir
  6. Pastor Márcio, nós é quem agradecemos a presença no CONIC no Lançamento da Campanha da Fraternidade e suas palavras tão importantes. Esperamos sempre contar com a parceria do CONIC em nossas ações.

    ResponderExcluir
  7. De acordo com o artigo da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), “mais de mil pessoas lotaram o plenário Juscelino Kubitschek, da Assembléia Legislativa de Belo Horizonte (MG), às 16h do dia 26 de fevereiro, para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2009, “Fraternidade e Segurança Pública” e lema: “A paz é fruto da Justiça”. De acordo com a assessoria da Assembléia, este é o maior público registrado em uma Reunião Especial da Casa”. (Ler artigo em www.cnbb.org.br)

    Segundo Dom Walmor, “o lançamento na Assembléia Legislativa em Belo Horizonte, tem um grande significado, pois aqui é a casa do povo. Lugar para garantir e promover a justiça. O tema tem tudo a ver, não só com a igreja e a sociedade, mas com essa casa”, destacou o arcebispo.

    A Pastoral se fez presente no Lançamento da Campanha da Fraternidade 2009. Ao todo, cinco agentes e sete mulheres estiveram na Assembléia. Enquanto Pastoral, podemos dizer que o espaço não foi adequado ao evento, já que o plenário não comporta o número de pessoas que compareceram (entre grupos sociais, pastorais, religiosos, imprensa, etc.). Com isso, muitos grupos, inclusive a Pastoral, assistiram tudo via telão. Apesar de a Assembléia ser um local importante, onde tantas decisões pertinentes à segurança pública, entre outros assuntos, são tomadas, ressaltamos que a estrutura não permitiu a participação efetiva de todas e todos.

    Dentre os pronunciamentos, destacamos a fala do bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Aloísio Vitral, que conduziu um momento de espiritualidade (cinco minutos). Segundo Dom Aluísio, Deus é desarmado e nos convida a segui-lo nessa conduta. Ele ainda falou sobre a fome da sociedade, que não é só de segurança, mas também de saúde, relações sociais harmoniosas, bem estar, felicidade, etc. Devemos saciar essa fome. Aí sim, a paz será fruto da justiça. Mesmo sem um espaço para falar de nossa atuação, as agentes conseguiram divulgar e conversar com algumas pessoas sobre o trabalho da APMM/BH. Foram distribuídos exemplares do Jornal Grito Mulher e da Cartilha contra a violência. Notamos bastante interesse de todas (os) que receberam o material.



    ENTREVISTA
    Entrevistada: mulher atendida pela Pastoral da Mulher, que esteve presente na Assembléia no Lançamento da Campanha.


    Dê sua opinião sobre o lançamento da Campanha da Fraternidade na Assembléia Legislativa.
    Não foi muito bom, pois assistimos tudo pelo telão. Foi um contato frio, onde não tivemos a oportunidade para colocar a nossa voz. Deveria ser em um espaço mais aberto.

    Qual foi a fala mais marcante para você?
    Foi a de Dom Aloísio. Ele nos falou sobre a importância de nos desarmar e olhar para o essencial da vida. Mas ele teve muito pouco tempo para falar.

    Como alcançar a justiça?
    Acho que devemos ser mais solidárias (os), pois onde tem solidariedade e compreensão não tem violência. Mas no extremo que estamos vivendo hoje, é muito complicado manter a calma e alcançar essa justiça. Além do que, a corrupção está na sociedade como um todo, mas a punição não chega para os ricos.


    Para você, o que é Segurança Pública e qual a relação da Pastoral da Mulher com essa questão?
    Para mim Segurança Pública tem a ver com o sistema da prisão (não soltar os ladrões, criminosos), com a estrutura da cidade. Também tem a ver com a segurança nos hotéis*, pois as mulheres ficam expostas a tudo, violência física e psicológica. Entra todo tipo de gente sem distinção, como traficantes, gente armada, etc. Não existe averiguação e, se uma mulher grita por socorro, não tem ajuda na maioria das vezes. Depois das tragédias, ninguém sabe de nada. É assim que incluo a Pastoral na segurança pública, atuando no sentido de autoridade, conscientização e orientação para as mulheres.

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida as observações colocadas pela Pastoral da Mulher são pertinentes. Agradecemos pela avaliação de vocês e tentaremos corrigir essas falhas que foram levantadas. Um abraço, Walquiria

    ResponderExcluir