sábado, 28 de fevereiro de 2009

LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE BATE RECORDE DE PÚBLICO


O Lançamento da Campanha da Fraternidade em BH bate recorde de público na ALMG


Mais de 1000 pessoas lotaram o plenário Juscelino Kubitschek, nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, às 16 horas, em Reunião Especial, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2009, com o tema: Fraternidade e Segurança Pública e lema: A paz é fruto da Justiça. De acordo com a assessoria da Assembléia este é o maior público registrado em uma Reunião Especial.

Compuseram a mesa, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos auxiliares Dom Joaquim Mol e Dom Aloísio Vitral, o presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho, o autor do requerimento para a Reunião Especial, deputado Célio Moreira e autoridades.

Nas galerias permaneceram a pastoral dos surdos e o coral Solidariedade que emocionou a todos com o Hino Nacional e a Oração da Campanha da Fraternidade.

O deputado Célio Moreira, autor do requerimento que deu origem à solenidade, afirmou em discurso que não é função da Igreja resolver a questão da segurança no País, mas é clara a importância de sua participação e parceria junto aos órgãos públicos que tratam da questão. “Não foi por acaso que já em junho de 2007 o ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve na CNBB para pedir à Igreja ajuda na execução do novo Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania, o Pronasci. O projeto pretende unir as políticas sociais do governo com as de segurança pública, tendo como foco principal os jovens de 15 a 29 anos, moradores de áreas dominadas pela violência”, explicou.

O governador Aécio Neves foi representado pelo secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. O prefeito Márcio Lacerda foi representado pelo vice-prefeito, Roberto Carvalho. Também participaram da mesa a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG); o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o defensor público-geral, Belmar Ramos; o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior; e o vereador Sérgio Tavares, além do deputado Célio Moreira.

Na ocasião, o bispo auxiliar Dom Aloísio Vitral conduziu um momento de espiritualidade e logo em seguida foi exibido vídeo da Campanha da Fraternidade 2009. O vigário episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Ademir Ragazzi também fez um pronunciamento agradecendo a presença de todos e conclamando a comunidade para a questão da segurança pública.

Segundo o bispo auxiliar e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Mol, a educação é fator chave em todos os setores da sociedade e o principal mecanismo para a solução dos problemas do País. “Precisamos acreditar na educação de qualidade, desde o ensino básico até o superior. É ela que possibilita às pessoas um entendimento de mundo para que sejam capazes de se comprometer com a construção da paz e da justiça”, disse, logo após o término da cerimônia.

O arcebipo Dom Walmor destacou a importância da participação cidadã e convocou toda a sociedade a agir pela paz e pela segurança pública: “Esta campanha é para convocar toda a sociedade e contribuir de modo que nós possamos mudar o cenário de violências que estamos vivendo. A responsabilidade é de todos nós. A promoção da CF exige de toda a igreja uma reflexão séria em torno das questões da segurança pública, sabendo que existe grande complexidade, é preciso conhecer de modo a despertar todos para uma participação mais cidadã, acompanhando processos, influenciando e defendendo a justiça”, afirmou.

Dom Walmor lembrou também a força da campanha na Assembléia Legislativa: “O lançamento em Belo Horizonte, na Assembléia Legislativa tem grande significado, pois aqui é a casa do povo. Lugar para garantir e promover a justiça. Tema que tem tudo a ver, não só com a igreja e a sociedade, mas com essa casa.”, destacou.

Matéria do site da Arquidiocese de Belo Horizonte

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lançamento da Campanha da Fraternidade reúne autoridades e fiéis


Um apelo à mobilização pessoal de todos os que ouvirem a mensagem da Campanha da Fraternidade de 2009 foi feito pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em solenidade realizada nesta quinta-feira (26/2/09) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Fiéis e autoridades lotaram o Plenário para o lançamento da Campanha da Fraternidade, que este ano se voltará para o tema da segurança pública, com o lema "A paz é fruto da justiça".

O lançamento da Campanha da Fraternidade na ALMG, segundo Dom Walmor, reflete a importante confluência entre o caminho da Igreja e o compromisso do Legislativo mineiro em debater os problemas importantes para a sociedade. O requerimento para realização do evento no foi de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB). Ao mesmo tempo que cobrou o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para a segurança, o arcebispo afirmou ainda a necessidade do envolvimento de todos no enfrentamento do problema. "É preciso promover a cultura da paz. É preciso que cada um faça de seu coração uma fonte de paz", afirmou o religioso.

Dom Walmor lembrou a mensagem de Cristo, que diante da morte na cruz disse que deixava todos a paz, mas advertiu: "Não a dou como o mundo a dá". A paz de Cristo, de acordo com o arcebispo, não é uma simples ausência de violência, mas a disponibilidade da oferta de nossas vidas para o bem dos outros.

Além do arcebispo metropolitano, também se pronunciaram durante a cerimônia os bispos auxiliares de Belo Horizonte Dom Joaquim Mol e Dom Aloisio Vitral. Mas não só autoridades religiosas católicas participaram do evento. O vice-presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e pastor presbiteriano Márcio Moreira também integrou a mesa de direção dos trabalhos, e deu um testemunho em favor da união ecumênica em favor da fraternidade e do enfrentamento da violência. O Conic reúne as Igrejas Ortodoxa Siriana, Luterana, Episcopal e Presbiteriana Unida.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Treze autoridades religiosas e civis integraram a mesa de direção dos trabalhos. O governador Aécio Neves foi representado pelo secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. O prefeito Márcio Lacerda foi representado pelo vice-prefeito Roberto Carvalho. Também participaram da mesa a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG); o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o defensor público-geral, Belmar Ramos; o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior; e o vereador Sérgio Tavares, além do deputado Célio Moreira.
Como autor do requerimento para realização do evento, Moreira abriu a reunião afirmando que a falta de segurança é resultado de anos de descaso com a educação, falta de uma reforma agrária, abandono da infância e predomínio de um modelo econômico que favorece os mais abastados. Ele afirmou que é fundamental combater estas fontes de violência, e não apenas suas conseqüências. Ele lembrou uma mensagem do papa João Paulo II na comemoração do Dia Mundial da Paz em janeiro de 2005, quando afirmou que a violência destrói aquilo que pretende defender - a dignidade e a liberdade humanas.

O secretário Danilo de Castro saudou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela escolha do tema da Campanha da Fraternidade. Ele lembrou diversas políticas do Estado e parcerias com a Igreja voltadas para a questão da segurança, tais como as associações de proteção e assistência aos condenados (Apacs), responsáveis por um modelo de gestão prisional que apresenta bons resultados de recuperação dos internos. "As Apacs têm hoje 1,5 mil vagas garantidas por verbas estaduais, geridas pelo Tribunal de Justiça", afirmou o secretário.

Matéria produzida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009



TEMA:

Fraternidade e Segurança Pública


LEMA:

A paz é fruto da justiça!


PARTICIPE!

LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE


Lançamento Oficial da Campanha da Fraternidade
em Belo Horizonte2009

Dia: 26/02/2009

Horário:16:00h

Local: Assembléia Legislativa


Participe, juntamente com o nosso Arcebispo Metropolitano Dom Walmor e todo o povo de Deus, deste momento de Fé e Cidadania!

Inscreva-se pelos telefones: 3428-8046 / 3422-7033 / 3422-4430
ou pelo email:
campanhadafraternidadebh@yahoo.com.br

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2009


A Campanha da Fraternidade de 2009 quer ser o grande esforço da Igreja no Brasil para viver intensamente o tempo santo da Quaresma, constituindo-se como um extraordinário instrumento para que todos busquem a conversão e vivam um tempo de graça e salvação.Este ano a Campanha da Fraternidade apresenta-nos como tema "Fraternidade e Segurança Pública" e como lema: "A Paz é fruto da Justiça". Mostra a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja melhor vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais violenta e insegura para as pessoas e procura contribuir para que este processo seja revertido através da força transformadora do Reino de Deus.Não se pode discutir o tema da segurança pública sem ir à sua raiz, a justiça. Na sociedade, na mídia e particularmente nos círculos conservadores do país, se discute a violência e a segurança apenas na ótica da repressão, da criação de presídios, da aceitação da pena de morte e de ações que, em geral, mais provocam o aumento da violência e da insegurança que sua diminuição.Em uma sociedade tão injusta, as pesquisas apontam para índices de violência cada vez mais altos. Tomada coletivamente pela síndrome da cegueira, grande parte da sociedade parece estar de olhos vendados, impedida de ver as causas da insegurança e da violência, as marcas da exclusão e da indiferença.Em virtude do exposto acima e conscientes da importância desta campanha para a sociedade procuremos então, não apenas no tempo da Quaresma e sim durante toda vida, esforçarmo-nos para cultivar a nossa paz interior, levá-la à outras pessoas e à sociedade, contribuindo para humanizá-la à luz da fé e dedicando-nos a tomar atitudes concretas para construir uma sociedade mais justa. Como fruto disso, com certeza, teremos mais paz, de forma verdadeira.

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2009

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2009


Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família, como uma mãe,
que cuida e guarda seus filhos.

Nesse tempo em que nos chamais à conversão,
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,
pedimos perdão pela violência e pelo ódio
que geram medo e insegurança.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.

Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,
para que a Campanha da Fraternidade seja um forte instrumento de conversão.
Sejam criadas as condições necessárias
para que todos vivamos em segurança,
na paz e na justiça que desejais.
Amém.