quarta-feira, 29 de abril de 2009

16/04/2009 Audiência Pública na Câmara Municipal de Contagem - Presença de Dom Aloísio Pena Vitral




O vereador Obelino Marques (PT), propôs junto ao presidente da Câmara Municipal de Contagem, Prof. Irineu, o que fora prontamente aceito, uma audiência Pública, com o Bispo auxiliar de Belo Horizonte Dom Aloísio Pena Vitral, tendo ocorrido no dia 16 de abril 2009, oportunidade de se integrar e colaborar com a Campanha da Fraternidade 2009, promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como tema: “A Paz é Fruto da Justiça”.


Padre por vinte e quatro anos e Bispo há três, Dom Aloísio, ao lado do vereador Obelino, iniciou sua exposição com os dizeres: “Precisamos ver o invisível, precisamos escutar o silêncio, precisamos sondar o mistério e dividir as angustias”, segundo o bispo, essas palavras têm o intuito de alertar a sociedade para que a mesma seja “mais”, e faça “mais” como seres humanos.



Para D. Aloísio a sociedade corre o risco de se tornar fazedora de coisas e ressalta a importância desse tipo de encontro para que as pessoas sejam melhores. “É preciso disponibilizar um tempo dentre os afazeres e parar para tomar consciência de que somos filhos da eternidade e não do tempo”, declarou ressaltando a importância da troca de experiências e do momento de reflexão.



Para ser atingida a paz, o Bispo lembra que é preciso combater o medo. “Não adianta ter segurança material através de muros altos se não tiver a segurança interior, o desarmamento do olhar e do coração, só assim começa a ser criada a cultura da paz. Para que haja paz é preciso às pessoas irradiar paz”, disse.



Dom Aloísio alerta para a questão da busca neurótica pela grandeza. Para ele, isso acarreta no esquecimento do cuidado de uns com os outros. “A ética do cuidado é para termos uma estratégia de sobrevivência no mundo em que vivemos, ou nos nós cuidamos ou nós perdemos”. Esse cuidado ressaltado pelo Bispo é com relação à atitude de cada pessoa, da importância da cordialidade para que haja sintonia e comunhão entre a sociedade. O bispo ainda deixou claro que para ser atingido o objetivo da campanha, para que as pessoas possam viver em um mundo mais justo é necessário o desprendimento com as coisas materiais, deixar o individualismo de lado, renunciar a comparação e respeitar a opinião dos outros.



Dom Aloísio termina sua palestra dizendo que “acordos de paz são incapazes de gerar paz”, querendo transparecer que a paz tem que ser buscada por cada cidadão; a paz tem que nascer, crescer e ser cultivada.
Estiveram presente à solenidade, entre outras autoridades, o presidente da Câmara Profº Irineu Inácio, o vice-presidente Ivair Soalheiro, o secretário adjunto de Defesa Marcos Moura e o Major da Polícia Militar José Carlos Felício, o secretário de Educação Lindomar Diamantino, os vereadores, Ravilson, Ricador Faria, Beto Diniz, Rogério Marreco.
Fotos: Geraldo Tadeu

segunda-feira, 13 de abril de 2009

VEREADOR OBELINO PALESTRA SOBRE O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009


O vereador Obelino Marques (PT) palestrou no último dia 27, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Novo Eldorado sobre o tema “A paz é fruto da justiça”, Como contribuição à Campanha da fraternidade 2009.


Obelino lembrou que o primeiro compromisso de um político deve ser com o desenvolvimento social e promoção da vida. ”Para que tenhamos uma sociedade justa fraterna e igualitária, o compromisso primário do mandato será com a construção de pilares que permitam o desenvolvimento da dignidade e de valores humanos que priorizem a família e a sociedade”, disse. Obelino parabenizou a igreja pela preocupação e consciência com este tema de tão grande relevância social.


O pároco da paróquia, do Novo Eldorado, padre Carlos Leroy, em sua homilia lembrou que a paz será possível através da igualdade e da justiça social. “É necessário espírito cristão e ético para construir uma sociedade que valorize a pessoa humana e a família”, argumentou.


Enquanto membro do Encontro de Casais com Cristo (ECC) Obelino informou que está empenhado em trazer para a cidade de Contagem, preferencialmente na Câmara Municipal, membros das Igrejas e da sociedade civil, bem como autoridades para debater o tema.


A comunidade católica da região recebeu o vereador atenta à mensagem que ele transmitiu.


Leandro Gomes

Comunicação Obelino

1a CONFERÊNCIA PÚBLICA LIVRE DE SEGURANÇA PÚBLICA

EIXOS TEMÁTICOS:

* Gestão Democrática: Controle Social e externo, integração e federalismo;
* Financiamento e Gestão de Políticas Pública de Segurança;
* Valorização profissional e Otimização das Condições de trabalho;
* Repressão qualificada na criminalidade
* Prevenção Social do crime e das violências e construção da cultura de paz; - Pe. Cássio (Vicariato
Episcopal para Ação Social e Política)
* Diretrizes para o Sistema Penitênciário
* Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentais

PARTICIPAÇÃO: Trabalhadores da Segurança Pública, Sociedade Civil e Poder Público

LOCAL: Auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar
Rua Diábase, 200 - Prado

DIAS: 23 e 24 de Abril de 2009 às 08:30min.

INSCRIÇÕES GRATUÍTAS A PARTIR DE 06 DE ABRIL PELO SITE:



Apoio:
Polícia Militar de Minas Gerais
Bombeiro Militar de Minas Gerais

Realização:
ASPRA
LABOR
CLUBE DOS OFICIAIS
PM-BM MINAS GERAIS
AOPMBM